Redação do somostodospolliticos.com.br
A iniciativa teve objetivo de conseguir o suporte necessário, financeiro e logístico, da administração municipal para viabilizar o apoio para a participação dos estudantes em um evento sobre feira cientifica que ocorrerá de 29/11 a 04/12 em Belém do Pará, serão seis dias de intercambio de conhecimento.
Trata-se do “Projeto Irrigação Inteligente”, desenvolvido pelos alunos e orientador da Escola Estadual Rural Padre Carlos Casavechia, situada na BR 364, km 32, vila Nova Aldeia.

“O projeto consiste na realidade local do consumo inconsciente da água, pensando no grande desperdício e vendo que precisávamos pensar em algo que fosse sustentável e também tecnológico, criamos o projeto, irrigação inteligente, criamos um programa capaz de medir a umidade do solo em tempo real, da seguinte maneira toda vez que o solo estiver seco, molhado ou menos encharcado o sensor de umidade mandara informação para o sistema, que irá identificar se haverá necessidade de o relé acionar a bomba que ligara automaticamente, e quando o sensor detectar que já há água o suficiente o mesmo desligará a bomba, então o sensor irá medir a umidade do solo para manda informações em tempo real para o produtor” explicou o coordenador do projeto professor Francisco da Silva Abreu.
A vereadora Telma Queiroz, ao intermediar o encontro, busca garantir que a falta de diálogo não impeça os alunos de aproveitar essa oportunidade educacional de alto nível.
“Essa é uma oportunidade crucial para os estudantes, pois permite que eles apresentem seu projeto em um palco nacional e regional, troquem experiências com alunos de outros estados e valorizem a ciência produzida no Acre” disse Telma.

Participaram da reunião;
Prefeita Rosana Gomes, Vereadora Telma Queiroz, Professor de História e Coordenador do projeto Francisco da Silva Abreu, os alunos João Vitor, Kaluana Abreu, Carla Moura, Ricardo Alves e Kauan Mattos.
